Num ambiente de bastante expectativa e entusiasmo entre os principais actores das exportações em Moçambique, foi oficialmente lançado, no dia 29 de Março, em Maputo, o Projecto Promove Comércio – Criando Competitividade para as Exportações. Trata-se de um Programa financiado pela União Europeia, num valor total de 6.5 milhões de Euros, e implementado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), em  estreita colaboração com o Governo de Moçambique. O Projecto com duração de 4 anos terá acções nas áreas de Infraestrutura da Qualidade, Qualificação das PME e Salvaguardas Comerciais, para ajudar as empresas nacionais a exportar para o mercado da União Europeia.

O evento de lançamento realizado de forma híbrida contou com a presença da Vice-ministra da Indústria e Comércio, Ludovina Bernardo, que, na ocasião, indicou que o Projecto é considerado estratégico para o país, pois irá ajudar a dinamizar a balança comercial de Moçambique, com o fortalecimento das empresas nacionais.

“Queremos promover o fortalecimento do sector privado nacional e local. Acreditamos que este projecto pode ser um dos catalisadores para a nossa aspiração operacional de valorizar e consumir a produção nacional, diversificar as exportações e impulsionar o investimento”, disse.

O embaixador da União Europeia em Moçambique, Antonio Sánchez-Benedito Gaspar, disse, por sua vez, que Moçambique está bem posicionado para tirar proveito do Acordo de Parceria Económica e aumentar os níveis das suas exportações. “Tem uma localização geográfica estratégica, uma população jovem, com enorme potencial e recursos. Nós também queremos contribuir para o processo de crescimento económico deste país, criando emprego para a população, através do reforço da competitividade das exportações.”

Num outro desenvolvimento, o embaixador da União Europeia em Moçambique, António Sánchez-Benedito Gaspar, disse: “queremos ir longe, mas também ir rápido, porque o país não pode esperar, sendo importante avançar com urgência nas questões de qualidade e na diversificação da capacidade exportadora do país, e para isso temos a melhor equipa e parceiros”.

Por seu turno, o representante da UNIDO em Moçambique, Jaime Comiche, disse acreditar que a implementação do projecto concorra para a materialização dos objectivos de transformação estrutural da economia, preconizados pelo programa do Governo 2020-24 e habilitar as empresas a tirar maior vantagem do mercado da SADC, do Acordo de Parceria Económica SADC-União Europeia e também do acordo de comércio livre continental africano.

Lançamento Oficial do Projecto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *