Criando Competitividade para as Exportações em Moçambique

INNOQ e seus Stakeholders formados em Boas Práticas de Normalização pela ISO

A componente de Infraestrutura da Qualidade do Projecto Promove Comércio, entre várias iniciativas como o apetrechamento de unidades de Normalização e Qualidade, prevê a capacitação dos profissionais da área em Boas Práticas de Normalização pela ISO (Organização Internacional de Normalização). É por isso que, em Fevereiro último, pouco mais de 30 colaboradores do Instituto Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ) e seus parceiros participaram da primeira formação ministrada pela ISO, no âmbito da persecução dos resultados previstos no Projecto.

Por ocasião do lançamento da formação, o Director Geral do INNOQ, Alfredo Sitoe, manifestou a sua satisfação pelo apoio dado à sua instituição pelo Projecto Promove Comércio. “Esta é uma intervenção bastante importe para nós, tendo em conta que queremos credibilizar os nossos serviços, para que as PME’s exportadoras do nosso país possam ter os seus produtos reconhecidos no mercado internacional,” disse Sitoe. Num outro desenvolvimento, o responsável pelo INNOQ assegurou que a sua equipa fará valer todo o apoio que está sendo prestado através do financiamento da União Europeia.

Por seu turno, o Editor de Normas do INNOQ, Francisco Júnior, destacou o facto da formação estar a ser ministrada pela ISSO. “Foi um enorme privilégio participar desta formação ministrada por uma instituição de reconhecimento internacional como a ISO. Por isso, só temos a agradecer ao Projecto Promove Comércio por esta oportunidade. Seguramente, os conhecimentos aprendidos nesta formação agregarão bastante valor à nossa actuação na elaboração de normas técnicas, desde a concepção dos projectos até à venda.”

Até ao final do Projecto, prevê-se que as províncias da Zambézia, Nampula e Maputo tenha serviços de referencia em termos de certificação e metrologia. Segundo explicou o Especialista Técnico da Área de Infraestrutura da Qualidade pela UNIDO, Francois Denner, trata-se de intervenções que buscam olhar para todas as dimensões do tema Qualidade, tendo em conta que o Projecto vai cobrir melhorias desde os equipamentos necessários para que essas instituições funcionem devidamente até à formação de pessoal.

Saiba mais: A ISO – Organização Internacional de Normalização – é das instituições internacionais mais reputáveis na certificação de instituições de normalização. O Instituto Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ) é membro da ISO e, neste momento, através do Projecto Promove Comércio, tem as suas equipas treinadas por especialistas da própria ISO.

Facebook
Twitter
LinkedIn