Maputo, 8 de abril de 2025 – Arrancou hoje, nas instalações do Instituto Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ,IP), em Zimpeto, Maputo, a formação especializada sobre requisitos legais para bens pré-embalados, uma iniciativa conjunta entre a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e a Organização Internacional de Metrologia Legal (OIML), no âmbito do projecto PROMOVE Comércio, financiado pela União Europeia.
Com duração de três dias, o curso reúne 20 inspectores e técnicos da área de metrologia legal do INNOQ,IP, incluindo delegados das províncias de Nampula e Beira, com o objectivo de reforçar as suas capacidades na aplicação das recomendações OIML R79 e R87, relacionadas, respetivamente, com a rotulagem e a quantidade de produto em pré-embalagens. O curso também se baseia no guia OIML G21, que orienta a criação de sistemas de certificação para embalagens pré-medidas — um passo importante para garantir conformidade com os requisitos da União Europeia e melhorar a competitividade das exportações moçambicanas.
Os formadores internacionais convidados para ministrar a formação são Jaco Marneweck (África do Sul) e Pedro Perez Vargas (Colômbia), especialistas em metrologia legal nomeados pela OIML.
A formação conjuga teoria e prática e contém uma variedade de tópicos, incluindo conteúdos sobre líquidos gaseificados (cervejas, refrigerantes) e produtos congelados. A iniciativa reforça o papel do INNOQ,IP como autoridade nacional de metrologia legal e visa preparar o terreno para a implementação de um sistema nacional de auto-controlo para embalagens pré-medidas, inexistente até agora em Moçambique.
A abertura do evento foi orientado por Zacarias Zandamela, Coordenador Nacional do projeto PROMOVE Comércio, e membros da equipa da UNIDO em Maputo. A cerimónia de encerramento incluirá a entrega de certificados aos participantes.