No próximo dia 13 de fevereiro de 2025, às 17h00, o Auditório do Edifício Sede do BCI, em Maputo, será palco do lançamento do livro “Guia Prático para a Implementação de um Sistema Integrado de Gestão de Qualidade, Segurança e Ambiente: uma visão sobre os referenciais normativos ISO 9001, 45001 e 14001” , da autoria de Faustino José Ramos Kocken.
A obra será apresentada pelo Professor Doutor Mateus Cuna, que destacará a sua relevância para empresas que adotam as normas ISO 9001 (Gestão da Qualidade), ISO 45001 (Gestão de Segurança) e ISO 14001 (Gestão Ambiental).
Este guia visa desmistificar os requisitos das normas ISO, facilitando a sua compreensão e implementação no contexto moçambicano. Além disso, procura fomentar o debate sobre sistemas de gestão de qualidade, segurança no trabalho e ambiente, promovendo a divulgação das normas ISO em Moçambique e nos países lusófonos.
A publicação conta com o patrocínio da Tecnel Service, Lda, e do Programa PROMOVE Comércio, implementado pela UNIDO em parceria com o Governo de Moçambique, com financiamento da União Europeia, visando aumentar a competitividade do país para exportação.
Espera-se que esta obra contribua para a disseminação das normas ISO e para o desenvolvimento socioeconómico das empresas moçambicanas.
Sobre o autor
Faustino José Ramos Kocken, é natural e residente da cidade de Maputo, nascido a 26 de dezembro de 1981, Casado. É licenciado em Engenharia de Segurança e Saúde no Trabalho pelo Instituto Superior de Ciências e Tecnologia Alberto Chipande (ISCTAC), possui a Certificação Internacional de Saúde e Segurança do Trabalho – Nebosh International General Certificate – IGC, pela Sheilds, África de Sul.
Foi consultor do programa Pronacer – Programa Nacional de Certificação de Empresas da Confederação de Associações Económicas de Moçambique (CTA), tendo participado no processo de certificação, auditoria e acompanhamento de diversas empresas moçambicanas, nas mais diversas áreas. Esteve afecto às obras de construção do edifício sede do Banco de Moçambique (polo técnico) da Central Solar de Metoro, a segunda maior central de Moçambique, da Central de Balama, a maior central solar privada do país, da Central Fotovoltaica de Nagonha, entre outros projectos de grande relevância nas áreas de construção civil e energia.
Actualmente exerce a função de Gestor de Qualidade, Ambiente e Segurança na Tecnel Service, Lda, uma empresa moçambicana vocacionada para projectos, instalação, venda, reparação e assistência técnica de máquinas eléctricas (grupo geradores, transformadores e motores eléctricos).
É auditor interno formado pelo Instituto Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ), têm mais de dez anos de experiência como técnico de Segurança e Saúde do Trabalho.